SOBRE O NATURCÔA

 
 

O EVENTO

A crescente baixa densidade populacional deste território acabou por nos deixar, de forma algo irónica, paisagens culturais de beleza e singularidade ímpares. Os campos, antes cultivados, deram lugar a vastas florestas e matos, (re)criando uma biodiversidade de valor diferenciador e inestimável.

Aqui nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável direto ou indireto, por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal. Todos, de uma riqueza imensa, mas quase desconhecida.

Queremos, sobretudo, que partilhes deste evento onde diferentes olhares nos darão novas perspetivas. IMAGEM, NATUREZA, PATRIMÓNIO…  e PARTILHA de saberes e realidades distintas.

OBJETIVOS

Localmente: Dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do Concelho do Sabugal à sua população. Sensibilizar os munícipes para a importância afetiva, mas também económica e funcional deste seu património.

Para fora: Explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, como forma de potenciar o turismo e sustentabilidade da região.

Para os parceiros: Dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-las como exemplos de empreendedorismo e acrescento de riqueza à região.

ECO EVENTO

Um evento que pretende ser bandeira da promoção do património natural, tem de refletir na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza exemplar para os participantes e oradores. Assim, a pegada ecológica deverá ser estudada e minimizada, em concreto nos seguintes pontos:
- Não usar, de todo, plástico descartável no decorrer do evento
- Água gratuita nas conferências
- Reduzir o uso de papel ao indispensável
- Controlo de resíduos produzidos.
- Fixação do CO2[1]

DE CORAÇÃO

Este evento foi planeado, projetado e pensado ao pormenor tendo em conta a localização, a situação cultural, social e económica, consciência ambiental e ecológica, património natural, histórico e intelectual, necessidades e excessos.

Sendo uma iniciativa nova no Concelho teve desde início como premissa fundamental a criação de um evento com uma base sólida, consciente e fundamentada para que este seja um projeto a longo prazo com continuidade e crescimento. Que a partir desta iniciativa seja possível criar parcerias, ligações e laços a nível local, nacional e internacional que permitam novas iniciativas e projetos.

Sendo a ampla divulgação e promoção de conteúdos nas redes sociais, assim como os nomes que compõem o painel de oradores, pontos fortes do evento, os parceiros e/ou marcas associadas irão usufruir de uma oportunidade única de promover os seus produtos e/ou marcas no âmbito de dos grandes temas, (senão os maiores) da atualidade, como o são a sustentabilidade ambiental e as alterações climáticas.