EDIÇÃO 2021

 
 
 
 
 
 
 

IMAGEM, NATUREZA e PATRIMÓNIO

Pensado ao pormenor, o Naturcôa pretende ser mais do que um evento de fotografia de natureza. Tem na sua génese muita dedicação, muita cooperação, e sobretudo, muita (e boa) partilha de ideias e ideais. Filhos da terra, cientistas, amantes das maravilhas naturais e culturais, unidos no grande objetivo de partilhar conceitos, perspetivas e modos de vida, que nos possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade.

 

ORADORES 2021

 
 
 

“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas sim num novo olhar sobre o mesmo lugar.”

Marcel Proust

OBJETIVOS

Com uma lógica de sustentabilidade ambiental, queremos partilhar, problematizar, e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do nosso riquíssimo território. Queremos que conheças, que vejas connosco! Queremos, sobretudo, que partilhes deste evento onde diferentes olhares nos darão novas perspetivas. IMAGEM, NATUREZA, PATRIMÓNIO…  e PARTILHA de saberes e realidades distintas.

Partilhar para valorizar! Valorizar para partilhar! Contigo, com o mundo!
Bem-vindo ao Naturcôa! 

 
Bloco de Incorporação
Adicione um URL ou o código incorporado. Saiba mais

sábado - 13 Novembro

9H30 WORKSHOPS:

- INICIAÇÃO À IDENTIFICAÇÃO DE AVES com Ricardo Brandão

- WORKSHOP de FOTOGRAFIA OLYMPUS “O som de uma imagem” com Fábio Di Lima

- DA NATUREZA AO PRATO com Anabela Paula, Isabel Passos e Chef Rui Cerveira

- INTRODUÇÃO À BIODIVERSIDADE ( para crianças) com Pedro Prata e Rewilding

14H CONFERÊNCIAS

PAULO CASTRO - Consultor de desenvolvimento sustentável

JOÃO RODRIGUES - Fotógrafo e cameraman de natureza subaquática 

ANTÓNIO CABANAS - Técnico superior ICNF

MIGUEL CLARO - Astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva

PEDRO PRATA - Rewilding Portugal

JOÃO COSME - Fotógrafo de natureza e vida selvagem

21H30 CICLO DE CINEMA

CAVALOS DE GUERRA - de João Rodrigues

MALCATA - CONTO DE UMA SERRA SOLITÁRIA - de Miguel Costa e Ricardo Guerreiro

CONVERSA COM OS REALIZADORES


domingo - 14 Novembro

7H00 - 17H00 - PASSEIO FOTOGRÀFICO



ORADORES

Portugal é um país pequeno, de gente muito grande e temo-lo representado de Norte a Sul e, precisamente do Norte, damos as boas-vindas a Paulo Castro, engenheiro agrónomo, 63 anos.

A maior parte da sua vida profissional foi no Minho, no sector público, enquanto Diretor do Parque Nacional Peneda Gerês, do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte, de Planeamento dos Serviços Regionais do Ministério de Agricultura e como Supervisor de Extensão Agrária.

Trabalhou ainda na Região Centro em Planeamento de Redes Primárias de Gestão de Faixas de Combustível no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Desde 2001 que Paulo Castro é auditor externo para o EUROPARC na Carta Europeia para o Turismo Sustentável em Áreas Protegidas (CETS), com auditorias em 4 países, em mais de 30 parques. Foi um dos vice-Presidente da Federação EUROPARC nos últimos 7 anos.

Actualmente, desde 2006, Paulo Castro é gerente da Ponto Natura, PME de consultoria em Desenvolvimento Sustentável tendo apoiado 7 CETS portuguesas, onde se inclui a nossa CETS “Terras do Lince”.

Foto-jornalista, cineasta e biólogo marinho, é especializado em história natural e conservação.

Das águas geladas dos mares nórdicos aos recifes de coral dos trópicos, João Rodrigues conta meia volta ao mundo com colaborações em documentários da National Geographic Channel (Europe’s Wild Islands), da BBC (Blue Planet 2), da NHK (Oasis-Azores Islands-North Atlantic Ocean) do canal Arte (+ ou - mètres) e do canal iTV (Life at the Extreme-Deep / Azores).

Trazemos assim mais um nome conhecedor do mundo e com tanto para contar, premiado em concursos de fotografia de renome internacional como o Underwater Photographer of the Year e o SIENA International Photo Awards.

Atualmente - João Rodrigues - é colaborador da National Geographic Portugal e diretor da produtora Chimera Visuals; trabalha como diretor de Fotografia em filmes de natureza e vida selvagem de produtoras internacionais, como por exemplo, a Bonne Pioche.

António Cabanas, 60 anos, é natural e residente no concelho de Penamacor e é licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior.

Durante década e meia dedicou-se ao município onde reside, mas essa absorvente vida autárquica não o impediu de se embrenhar no estudo da problemática do mundo rural, com o qual se identifica.

Raiano de coração, nunca escondeu o seu entusiasmo pelos temas de Riba Côa, interesse a que não lhe é alheio o facto de exercer funções na Reserva da Malcata, primeiro como vigilante da natureza, mais tarde como diretor e técnico superior.

António Cabanas tem algumas publicações, das quais destacamos duas que muito se relacionam com as terras raianas sabugalenses: “Carregos, Contrabando na Raia Central” e “Forcão, capeia arraiana”.

Miguel Claro; nascido a 1977 no Norte de Portugal, é fotógrafo profissional, viaja, é autor e comunicador de divulgação de artigos e área científica.

Miguel Claro é o astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva. É foto-embaixador do ESO – European Southern Observatory e membro fotógrafo do TWAN (The World at Night) onde representa Portugal.

Já por diversas vezes premiado em concursos de fotografia nacionais e internacionais, foi também vencedor do “Insight Investment Astronomy Photographer of the Year People’s Choice Award 2019”.

Além do vasto currículo já referido, foi conferencista em duas edições TEDx realizadas em Lisboa e Caldas da Rainha, e no CEDIC ́17 “Central European Deepsky Imaging Conference” na Áustria. É autor de dois livros, “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas” e “Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination“ editados pelo Centro Atlântico.

As imagens de Miguel Claro têm percorrido e mundo e já foram distinguidas pela NASA, como APOD – Astronomy Picture of the Day e vão estar igualmente em destaque no Naturcôa - 2021.

-

Pedro Prata, líder de equipa da “Rewilding Portugal” é mais um nome de prestígio a acrescentar dinâmica e valor ao Naturcôa 2021.

Apaixonado pela natureza, Pedro Prata reitera o amor ao desporto e ao ar livre. Fez um MSc (Master of Science) em biologia, pela Universidade de Lisboa, onde pesquisou o comportamento das interações entre plantas e fungos.
Começa uma carreira internacional em 2005, ao fazer mais um MSc, desta vez em ecologia e evolução na “Universiteit van Amesterdam”; Viveu no Brasil e EUA, onde desenvolveu vários projectos, mas foi o abrigo de Portugal que o fez regressar - pela ATN (Associação Transumância e Natureza) representava a iniciativa “rewilding” com um projeto inovador - e marcante - na Faia Brava.

- REWILDING PORTUGAL -

Ampliar o projecto e usar essa estratégia para o abandono e despovoamento no interior do país, passou de uma necessidade a uma obrigatoriedade. Assumiu essa responsabilidade para cobrir toda a bacia do Rio Côa que forma um corredor natural de vida selvagem.
-

Fotógrafo de natureza e vida selvagem, com publicações de destaque em todo o mundo, João Cosme é também autor de livros e guias sobre o mundo natural em Portugal, onde se destaca, "No Trilho do Lobo" e o seu mais recente projecto editorial, "Rios de Montanha, nos domínios do Melro d'água”.

É - simultaneamente - operador de câmara em documentários sobre o mundo natural e esteve envolvido em vários projectos cinematográficos.

Entre outras colaborações, foi o realizador do documentário "Rewilding, um Novo Caminho para a Natureza" produzido pela Rewilding Portugal

Podíamo-nos alongar muito mais neste post, até porque o currículo de João Cosme não faz jus à verdadeira experiência de o conhecer pessoalmente e poder ouvir, na primeira pessoa, a voz da experiência de quem tem trabalho reconhecido internacionalmente em diversos concursos de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem de grande prestígio, onde tem sido premiado, nomeadamente no ASFERICO- International Nature Photography Competion-Italia, GLANZLICHTER- Internationaler Naturfoto-Wettbewerb – Alemanha, Nature Wards-Terre Sauvage,França.
.

PASSEIO FOTOGRÁFICO (ESGOTADO)

PASSEIO FOTOGRÁFICO (ESGOTADO)

O passeio irá decorrer no dia 14 de novembro, domingo, dia seguinte à tarde de conferências, terá um custo de 40 euros por participante e deverá ser pago antecipadamente, na tarde do dia 13, no Museu Municipal. Gostaríamos, no entanto, de ressalvar que a inscrição e presença na tarde de conferências do dia 2 novembro, são consideradas obrigatórias à inscrição no passeio. O valor de 40 euros, garante aos participantes transporte, que os levará a alguns pontos do concelho, previamente selecionados pela organização, almoço, seguro e brinde de participação. Um dia de descoberta onde haverá espaço para momentos de partilha com os oradores do Naturcôa 2021, assim como mini palestras que contribuirão para melhor, ou diferente, interpretação de alguns dos locais visitados. Durante o passeioos participantes terão a possibilidade de ser acompanhados por um fotógrafo da OLYMPUS, que, como é do conhecimento geral, é um dos parceiros do Naturcôa.

Quem gosta de contactar com a natureza, compreende que a meteorologia poderá ser uma condicionante. Pelo que a programação prevista estará sujeita a alterações de acordo com as condições meteorológicas previstas para o dia 14 de novembro.

Passeio fotográfico – dia 14 de novembro
Horário 7:15h – 17:30h;
Ponto de encontro: Museu do Sabugal
Custo: 40,00€
Inclui: transporte, almoço, seguro e brinde;
Dificuldade: Média
Limitado a 15 participantes

O que levar:
- Roupa adequada à meteorologia prevista
– considerando a época do ano será de esperar algum frio, principalmente no período da manhã.
- Calçado confortável e, preferencialmente, impermeável.
- Garrafa de água
- Maquina fotográfica (com baterias carregadas e cartão de memória)
- Cartão memória SD extra